DEMOCRATIZANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO
SUPERIOR: O CASO DA UFSCAR – CAMPUS SOROCABA
Elenita Ferreira Meira
Camargo
Mestre em Educação
Técnica em Assuntos Educacionais
– UFSCar – Campus Sorocaba
Resumo: o
presente estudo apresenta uma reflexão sobre o processo de democratização do
acesso à Educação Superior Brasileira. Em especial, foi realizado um estudo de
caso, o da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, que foi
implantado no contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da
Educação (MEC). Através de investigação empírica e bibliográfica, o trabalho
apresenta um histórico desde o caso dos excedentes, da década de 60 até os dias
atuais. Descreve os diversos programas que buscam formas de atender à demanda
da Educação Superior. Entre estes programas enfatiza-se o Programa de
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI. Nesse contexto
de expansão e reestruturação é apresentado o Campus Sorocaba, cuja
implantação veio preencher uma lacuna na educação superior de Sorocaba e
região, que por longos anos só contava com instituições privadas, em sua
maioria, particulares e algumas comunitárias. Neste novo contexto, procura-se
identificar se as oportunidades atingiram ou estão atingindo progressivamente
os estudantes de Sorocaba e região; se estes estudantes estão tomando ciência
desta nova oportunidade de poder usufruir de uma universidade pública
reconhecidamente de qualidade. Os resultados do estudo demonstram avanços na
democratização, mas também demonstram que há muito a ser feito e que merece
novos acompanhamentos e novos estudos.
Palavras-chave: educação
superior; democratização do acesso; REUNI; UFSCar - Campus Sorocaba.
Abstract: the present study introduces a reflection
about the democratization process of the access to Higher Education. In special, it was analyzed a case study,
from the Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, that was
implanted in the context of an expansion policy formulated by the Ministério da
Educação (MEC). Through empirical and bibliographic investigation, the study
presents a historical since the case of the people excess, from the 60’s to
nowadays. It describes the several programs that search the ways to meet the
Higher Education requests. Between these programs it emphasizes the Programa de
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, the REUNI. In this
context of expansion and restructuring is presented the Campus Sorocaba, which
implantation had filled a gap in the Higher Education of Sorocaba and region
that through long years only could count on with private institutions, in its
majority particular and few communities. In this new context, it searches to
identify if the opportunities reached or are reaching progressively the
students from Sorocaba
and region, if these students are being notified of this new opportunity of
being allowed to utilize a public university recognized in a high level of
quality. The results of this study demonstrate advances in the democratization,
but they also demonstrate that there is much work to be done, which deserve new
accompaniments and new studies.
Key-words: higher education; access democratization;
REUNI; UFSCar - Campus Sorocaba.
INCLUSÃO
COM QUALIDADE DE ENSINO: A APRENDIZAGEM COMO PRINCÍPIO MOTIVADOR
Arquiteclino
Gonçalves Rocha1,
UFSCAR –
Sorocaba,
Resumo: aborda-se a
educação inclusiva e o grande desafio de se fazer uma inclusão com qualidade de
ensino. Compreendendo que uma aprendizagem significativa e tranformadora é o
que justifica e dá sentido ao proceso de inclusão estabelecido em nosso sistema
educacional. Pois, de outra forma, a escola transforma-se em depósito de
pessoas e seus profissionais perdem sua identidade social. Nesta perspectiva,
torna-se de extrema importância
apontar a necesidade de se fazer
mudanças nas práticas educacionais atuais, abandonado-se concepção “bancária”
tão presente no fazer pedagógico e adotando-se uma concepção “dialógica”, na
qual os trabalhos do educador Paulo
Freire nos servem de base sustentadora
para os nossos apontamentos. Tendo o aprendizado significativo como
agente motivador. Partindo-se do princípio de que a possibilidade de aprender ,
e o consequente aprendizado, é o que gera
a motivação no processo ensino aprendizagem e que o trabalho docente
deve estar centrado nas possibilidades de sucesso do aprendiz e não no seu
fracasso. Pois este é um processo de parceria entre educador e educando.
Palavras- chave: Educação
inclusiva. Aprendizagem significativa. Trabalho docente. Motivação.
Abstract: it approaches including education and the big
challenge of making an inclusion with a teaching quality. Comprehending that a
significant and transforming learning is what justified and brings sense to
inclusion process established in our educational system. Because, in other way,
the school became a people deposit and theirs professional lose their social
identity. In this perspective, its extreme important to show the necessity in
making changes on current educational practices, losing the “bank” conception
still present on pedagogical action and adopting a “Dialogical” conception, in
which Paulo Freire works given us a sustaining base to our notes. It is
important to look to the significant learning as motivator agent. Starting with
the possibility to learn, and consequent learning, it is what generates
motivation on the process teaching learning and what the teacher work must be
centered on the possibilities of learner success and not in their failure. This
is a process of partnership between educator and educating.
Key-Words: Including Education. Significant Learning. Teacher
Work. Motivation.
JOGO TEATRAL, EDUCAÇÃO
E EXPERIÊNCIA
Patricia Neves de Almeida
Professora Assistente Especialista da Universidade de
Sorocaba (UNISO)
Resumo: Esta pesquisa apresenta resultados
da minha investigação sobre a prática do jogo teatral em sala de aula. O
objetivo deste trabalho é afirmar a importância da aplicação do sistema de
Viola Spolin no ambiente escolar e sua relevância no que concerne à
experiência.
Palavras-chave: jogo teatral; educação;
experiência.
Abstract: This
research presents the results of my investigation about the practice of theater
games in the classroom. This study affirms the importance of implementing the
Viola Spolin's in the school environment and its relevance with the experience.
Keywords: theater
games; education; experience.
O MUNICÍPIO DE
BOTUCATU E A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 9 ANOS NA OBRA SOCIAL MADRE MARINA VIDEMARI
Neise
Marino Cardoso
Mestre em Educação
e Coordenadora
Pedagógica (neisecardoso@gmail.com)
RESUMO
O presente texto pretende apresentar
uma discussão sobre os avanços e perigos da obrigatoriedade de ampliação do
ensino fundamental para nove anos, alertando
para a necessidade de rever as ações pedagógicas em torno desse nivel de
ensino. Discute-se a necessidade de se resguardar a infância respeitando as
caracteristicas desta faixa etária que é marcada, dentre ouitras caracteristicas
pela curiosidade, ludicidade e pelo imaginário, bem como rever a estrutura
física, a organização curricular e metodologia do ensino fundamental para
receber e atender a esse aluno de seis anos. Se a estrutura do ensino
fundamental não for repensada, corre –se
o risco de problemas que aconteciam em uma etapa de 8 anos possam ser
ampliados em mais um ano, não alcançando a tão esperada melhoria da
educação. Tentar discutir os aspectos
legais e normativos de programas e projetos implementados pelo estado na área
de educação, sempre implica realizar uma análise parcial da dinâmica que se
instaura em razão da legislação, pois entre o discurso oficial e a realidade do
cotidiano das redes de escolas, há uma distância considerável. Conviver nesse
cotidiano, perscrutando as dificuldades e as possibilidades dos atores
escolares para concretizarem as medidas legais e as diretrizes dos programas
oficiais possibilita sem dúvida, uma visão mais acurada dos rumos que a
propostas da agenda governamental tomam quando defrontadas com a realidade. Conclui-se
que redimensionar o trabalho nas escolas de ensino fundanebtal, resgatando o
lúdico, a expressividade, a curiosidade, tão presentes nas crianças e ausentes
nas salas de aula, pode constituir um avanço essencial para toda a organização
do ensino fundamental mediante a nova organização desse nível de ensino.
Palavras chave: ensino fundamental –
infância – qualidade – educação
ABSTRACT
This text intends to present a discussion of
the dangers of progress and expansion of compulsory primary education to nine
years, stressing the need to revise the pedagogical actions around that level
of education. It discusses the need to protect the child while respecting the
characteristics of this age group that is marked, among ouitras characteristics
of curiosity, playfulness and the imaginary, and review the physical structure,
the curriculum and methodology of elementary school to receive and answer this
student of six years. If the structure of the
school is not rebuilt, runs the risk of problems that occurred in a stage 8 can
be extended for another year, not reaching the long-awaited improvement of
education. Try to discuss the legal and regulatory programs and projects
implemented by the state in education, always involves performing a partial
analysis of the dynamic that is established by virtue of legislation, as
between the official discourse and the reality of everyday school networks,
there a considerable distance. Living in
everyday life, examining the difficulties and possibilities of school actors to
realize the legal and official guidelines of the programs allows no doubt, a
more accurate view of the direction that the proposals of the government agenda
take when faced with reality. We conclude that the resize work in schools
teaching, rescuing the playful expressiveness, curiosity, such as children and
absent in the classroom can be a key advance for the entire organization of
primary education by the new organization this level of education.
Keywords: elementary, school, children, quality, education.
O PRINCÍPIO DA RECIPROCIDADE NAS RELAÇÕES
ECONÔMICAS: O CASO ECONOMIA DE COMUNHÃO APLICADO EM UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Ana
Cláudia Gerevini[1]
Kelen C. Leite[2]
(orientadora)
Departamento
de Ciências Humanas e Educação (DCHE) /Universidade
Federal de São Carlos, campus de
Sorocaba
Resumo: o objeto específico proposto para esse projeto de pesquisa é analisar a Economia de Comunhão
(EdC), um
projeto de
caráter sócio-econômico-cultural,
nascido do interior de um Movimento civil e eclesial ao mesmo tempo
denominado Movimento dos Focolares. Tal projeto (EdC) adotou
a categoria da ‘comunhão’ e da reciprocidade na concretude da vida econômica e civil, enquadrando-se em propostas que guardam relações com a Economia Solidária, Economia Social e/ou
Economia Civil. Para o
desenvolvimento do
trabalho
de
Iniciação Científica fez-se um recorte mais
específico tendo como objetivo identificar, entender e analisar os elementos que poderiam diferenciar uma empresa/escola aderente ao projeto EdC- que se moveria segundo as características da Economia Civil- das demais empresa/escola que operam na lógica prevalecente
no mercado e, ainda, em que medida essa escola, aderente ao projeto EdC, se diferencia das demais
em relação as metodologias aplicadas, assim como suas conseqüências na formação dos estudantes. Ganhou
destaque, nessa pesquisa, uma das abordagens que a escola aplica em seu
cotidiano: a sócio-histórica de Vygotsky, baseada filosoficamente em teorias
marxistas. Após essa análise, identificou-se que os alunos envolvidos no
Movimento dos Focolares apresentam facilidade em participar da dinâmica
proposta pela metodologia de Vygotsky. Essa constatação foi compreendida pelo
conceito definido por Bourdieu: habitus,
um fundamento norteador das práticas, não apresentando ser inflexível e, sim
adaptável a realidade social do ator. Dentre as evidências levantadas nesta
análise, destaca-se aquela, da qual, aponta que os princípios de uma empresa
EdC animam a dinâmica da abordagem sócio-histórica que compreende na ralação do
sujeito com o meio social a importância para a aprendizagem e,
conseqüentemente, o desenvolvimento do ser humano.
Palavras-chave: Economia
Solidária. Economia de comunhão. Educação.
Psicologia
Sócio-histórica.
Sócio-histórica.
Abstract:
the specific object proposed for this research project is to analyze the
economy of communion (EdC), a project of socio-economic-cultural character,
born in the interior of a civil and ecclesial Movement at the same time called
Focolare. This project (EdC) has adopted the ' category '
communion and reciprocity in the concreteness of civil and economic life, by
framing proposals that keep relations with solidarity economics, the Social
economy and/or the civilian economy. For
the development of scientific initiation work made a specific clipping aiming
to identify, understand and analyze the elements that could distinguish an
adherent to the company/school project-EdC which moves according to the
characteristics of the Civil Economy-the other company/school operating in the
prevailing market logic and, still, to what extent this school, adherent to the
EdC projectIf the other for the sensitive methodologies applied, as well as its
consequences in the training of students. Prominence in this survey, one of the approaches that the school applies
in your daily life: a socio-historic Vygotsky, philosophically based on Marxist
theories. Following this
examination, identified that students involved in the Focolare Movement have
ease in participating in the proposed dynamic methodology Vygotsky. This fact was understood by the concept defined by
Bourdieu: habitus, a guiding rationale, practices not showing be inflexible
and, yes adaptable to social reality of the actor. Among the evidence raised this analysis, we highlight
one, which points out that the principles of an enterprise EdC animate the
dynamics of socio-historical approach that comprises the subject's relationship
with the social environment the importance to learning and, consequently, the
development of the human being.
Keywords:
solidarity economy. Economy of communion. Education. Psychology Socio-historical.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: UM TRABALHO DE ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO NO
CONTEXTO ESCOLAR
Autor: Ana Paula Souza Brito –
Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem –
Faculdade de Educação – UNICAMP
e-mail: anapaulabrito04@gmail.com
Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka
Resumo:
o
presente trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de
desenvolvimento profissional docente a partir da (re)organização de algumas
ações circunscritas no contexto escolar: planejamento, acompanhamento de
atividades e Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo. A proposta inicial estava
relacionada à área da linguagem escrita, buscando compreender como os sujeitos,
envolvidos num processo de estudo e análise, relacionam dialeticamente o
conhecimento historicamente construído e a prática docente em sala de aula. A
partir do modo de participação de cada um dos
sujeitos nessa atividade
de estudo e
reflexão, foi possível
verificar que a apropriação
de alguns dos
pressupostos (desencadeados pela
reflexão sobre a prática, a partir da interlocução no grupo)
oportunizou novas formas de atuação em sala de aula que não estavam restritas
apenas à linguagem escrita. Assim, entende-se que para se analisar a prática
docente há de se refletir sobre as concepções do professor sobre educação,
aprendizagem e desenvolvimento. Assumindo a perspectiva Histórico-Cultural
(Vigotski, Bakhtin, Clot) o processo desenvolvido foi analisado, compreendendo
que a atuação profissional docente está relacionada às prescrições, ao contexto
histórico, a constituição do sujeito e as condições efetivas de trabalho. Essa
relação foi considerada para se pensar a produção de significados e sentidos
relacionados ao trabalho docente no contexto de desenvolvimento da pesquisa.
Palavras-chave: Perspectiva Histórico-Cultural, Orientação Pedagógica, Trabalho
Docente.
Abstract: this study aimed to investigate the possibilities of teaching
professional development from the (re) organization of some limited actions in
the school context: planning, monitoring activities and Pedagogical Collective
Working Hour. The initial proposal was related to written language area, aiming to comprehend how the subjects involved in a
process of study and analysis, relate dialectically the knowledge historically
constructed and teaching practice in the classroom. From the participation way
of each subject in this study and reflection, it was possible to verify that
the appropriation of some assumptions (triggered by reflection on practice,
from the dialogue in the group), provided new ways of performance in the
classroom which were not restricted only to written language. Thus, it is
understood that in order to analyze the teaching practice, it is needed to
reflect on the teachers conceptions about education, learning and development.
Assuming the historical-cultural perspective (Vygotsky, Bakhtin, Clot): the
developed process was analyzed, understanding that the teaching professional
performance is related to prescriptions, the historical context, the subject
nature and the effective working conditions. This relation was considered to
reflect about the production of meanings and sense related to teaching work in
the context of research development.
Keywords:
Cultural-Historical Perspective, Pedagogical Orientation, Teaching Work.
OS
RUMOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM EVIDÊNCIA LEVANDO O AUTISMO À INCLUSÃO SOCIAL E
ESCOLAR
Adriana
de Souza Santos[1]
Resumo: embora
inúmeras pesquisas ainda venham sendo desenvolvidas para definirmos o que seja
o autismo, existe um consenso que diz que ele se caracteriza por aspectos
observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de
comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Esta criança costuma
desenvolver relações nada usuais, bem extremadas com os objetos: ou não se
interessa minimamente por eles, como se não existisse nada ao seu redor. Quando
se percebe que uma simples mudança de lugar de algum objeto familiar pode
desencadear uma crise desesperada de choros e gritos. Mesmo assim ela está
incluída no projeto de inclusão, para que tenha o direito a exercer sua
cidadania. Sendo que a descrição destas características ajuda os profissionais
a estabelecer um diagnóstico correto, que muitas vezes traz certo alívio aos
pais.
Palavras–chave: autismo,
família, inclusão.
Abstract: although numerous studies will still
be developed to define
what autism is,
there is a consensus that says that it is
characterized by observable features that indicate deficits in communication
and social interaction, and repetitive
behaviors and restricted areas of
interest. This child usually
develops relationships nothing
unusual, and with extreme objects, or no
way interested in them, as if there was nothing around. When you realize that a
simple change in place of some familiar object may trigger an attack desperate cries and cries.
Yet it is included in the project of inclusion, so you
have the right to exercise their
citizenship. Since the description
of these features helps
professionals establish a correct diagnosis, which often brings some relief to parents.
Keywords: autism, family,
inclusion.
INTRODUÇÃO
[1] Graduanda do 6º
período da Universidade Federal do Amazonas do Curso de Pedagogia
[2] Graduanda do 6º
período da Universidade Federal do Amazonas do Curso de Pedagogia
O TEXTO JORNALÍSTICO E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Daniela Barros Mendes[1]
PUC- São Paulo
Resumo: o objetivo deste artigo é
propor uma reflexão sobre o uso de textos jornalísticos em sala de aula e discutir
como esse gênero é trabalhado pelos docentes. Para realizar esse trabalho foram
entrevistadas três professoras de português de uma escola pública do interior
do estado de São Paulo, elas responderam um questionário composto por questões
quantitativas. O trabalho enfoca trechos de reportagens publicadas em jornais e
revistas sobre casos polêmicos como a morte da menina Isabela Nardoni, em 2008.
Os referenciais utilizados foram: FARIA, A. M.; FREIRE, P.; ARBEX, J. J.;
CAVALCANTI, J. P; KOCH, I. G.
Palavras-Chave: texto jornalístico, aprendizagem,
gêneros e Violência.
Abstract: the aim of this paper is to propose a reflection
on the use of journalistic texts
in the classroom and discuss how this genre is worked by
teachers. To accomplish this work were interviewed three Portuguese
teachers in public schools in the
state of Sao Paulo ,
they answered a questionnaire consisting
of quantitative issues. The work
focuses on excerpts from articles published in newspapers and magazines on sensitive topics like the death of the girl Isabella
Nardoni, in 2008. The benchmarks used were:
Keywords: text journalism, learning, gender and violence.
[1] Mestranda em Educação: Psicologia da Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), especialista em Didática
do Ensino Superior e Gestão em Comunicação
Empresarial. Graduada em Letras e Comunicação Social
(Habilitação em Jornalismo). Atualmente leciona na faculdade Anhanguera. E-mail:
danyelamendes@gmail.com
Ultrapassando os tabus e
vencendo os preconceitos
Jéssica Quérolin Góes
da Silva*
Maria Rosete Pantoja
Pereira*
Resumo: podemos, de certa maneira, entender a sexualidade quando
estamos falando e pensando sobre as nossas sensações, sentimentos e emoções. Ao
tratamos de sexualidade estaremos pensando nos nossos desejos, nas sensações
prazerosas, na nossa compreensão sobre a maneira como sentimos e lidamos com as
questões que as envolvem. Ou seja, como nos relacionamos sexualmente, como
controlamos os nossos impulsos relativos ao sexo, como podemos expressar a
nossa sexualidade publicamente ou intimamente, e como estas manifestações
alteram e interferem nas nossas vidas. Ressaltamos que, principalmente no que
se diz respeito à adoção de métodos contraceptivos, deve ser usado de forma
responsável, uma vez que seu sucesso dependerá de como foi utilizado. Também é
importante ressaltar que a camisinha, masculina e feminina, é capaz de prevenir
substancialmente as DSTs e gravidez não planejada.
Palavras-chave: Sexualidade, adolescente, tabus.
Abstract: We,
in a way to understand sexuality and thinking when
we are talking about our sensations, feelings and emotions. When we deal with sexuality
will be thinking of our desires, the feelings of pleasure, our understanding of how we feel and deal with
the issues that surround them. That
is how we relate sexually,
how we control our impulses related to sex, how can we express our sexuality publicly or closely, and how these
events alter and interfere
in our lives. Brings out that, especially in relation
to the adoption of contraceptive methods must be used responsibly, since its success will depend on how it was used. It is also important
to note that condoms, male and
female, are able to substantially
prevent STDs and unplanned
pregnancy.
Keywords: Sexual teen taboos
INTRODUÇÃO
Ao se falar em sexualidade, muitas pessoas rapidamente o relacionam
diretamente ao sexo, pelo fato de nao possuírem o verdadeiro significado. A
sexualidade vai além do que a sociedade imagina, a sexualidade supera as
crenças, pois abrange as formas de expressões de um ser por ser o reflexo de
sua cultura.
A Sexualidade humana por muito tempo é entendida e abstraída de forma
errônea, processo esse que se dá por reflexos culturais e políticos.
* Aluna da
Universidade Federal do Amazonas. Graduanda do 6° período do Curso de
Pedagogia. querolin_love@hotmail.com
* Aluna da
Universidade Federal do Amazonas. Graduanda do 6° período do Curso de
Pedagogia. rosete.gacc@gmail.com
UMA REFLEXÃO
SOBRE O USO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE
APRENDIZAGEM
Maiane
Rossi
UFAM
- Universidade Federal do Amazonas
Resumo: na sociedade capitalista em que vivemos, na qual os avanços
tecnológicos se tornam frequentes, se faz necessário que o processo educacional
acompanhe esse ritmo para habituar o alunado a esse novo ambiente em que ele
vive, ainda que, muitas vezes, os alunos não tenham acesso e nem conhecimento
dos avanços tecnológicos no ambiente familiar. Entendemos que os recursos
didático-tecnológicos, como a internet, por exemplo, se bem utilizados,
conseguem prender a atenção e o interesse dos alunos na aula por serem formas
de ensinar que ultrapassam os limites do quadro negro, além de se constituírem
também em uma forma escolar democrática, trabalhando com os alunos de acordo
com a nova realidade mundial. Assim, esta pesquisa buscou entender por que esses
recursos são importantes e de que forma a escola pode se apropriar deles no
cotidiano escolar a fim de facilitar o processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: recursos didáticos tecnológicos, ensino,
aprendizagem.
Abstract: in the capitalistic society that
we live in, where the technologic advances became often, it’s necessary the
educational process follow this advances to help the students to lead with this
new environment where they live. Although, many times, the student don’t have
access to this advances in their familiar environment. We understand that this
resources didactic and technologics, like internet for example, if better used,
can help to make the students more concentrated and interested, by making the
class more dynamic beyong the black board limits. It’s a more democratic way to
work in a school, teaching the students according to new world reality. So,
this research seeks to understand why those resources are so important, and how
the school could use them in their daily routine to help the learning
process.
Key – words: resources didactic and technologics, teach-learning.
Apresentação com Pôster
A CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Adriana Zampieri Martinati
Agência de Fomento: CAPES
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Resumo: o tema deste trabalho é sobre o Ensino Fundamental (EF) de nove anos e apresenta como principal objetivo analisar como tem se constituído o processo de transição da Educação Infantil (EI) para a escolaridade obrigatória da perspectiva das crianças que o vivenciam. A Lei n° 11.274/06 ampliou a duração do EF para nove anos com ingresso da criança aos seis anos de idade e os documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) prescrevem que a transição da EI para o EF ocorra de maneira contínua, já que o período de transição é um momento potencial de crises que impactuam sobre o desenvolvimento biopsicológico da criança, assim como o trabalho pedagógico centralizar-se na criança. No entanto, na prática não costumam prevalecer ações sensíveis aos processos psicológicos possivelmente implicados no ingresso das crianças em novas escolas e ocupadas em ouvi-las. Assim, o problema deste trabalho é: “Como as crianças interpretam a sua passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos?”. O método, de natureza qualitativa e referenciada na abordagem histórico-cultural de Vigotski e Leontiev, terá como sujeitos as crianças, que serão acompanhadas em seu processo de transição da EI para o EF, ocorrendo em duas fases: Fase I (2º semestre/2011), realizar-se-á com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de uma turma de Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do município de Campinas; Fase II (1º semestre/2012), realizada com o mesmo grupo de crianças, mas agora com 6/7 anos e ingressantes no 1º ano do EF. Os instrumentos utilizados serão: (i) análise documental, através de informações do prontuário dos alunos e do projeto político-pedagógico das instituições educacionais; (ii) entrevista reflexiva com as crianças e uso de recursos gráfico-expressivos; (iii) observação participante com registro em diário de campo. A pesquisa se realizará com a videofilmagem da rotina escolar dos alunos. Os resultados da revisão bibliográfica demonstraram escassez de trabalhos sobre o novo EF que focalizem o período de transição e de pesquisas que dão voz às crianças, justificando a relevância científica desta abordagem, que poderá ser potencializadora de novas contribuições e indagações para debate. Também indicaram práticas pedagógicas permeadas por excessiva preocupação das atividades de alfabetização e letramento e secundarização das atividades lúdicas. Os resultados obtidos a partir da escuta das crianças poderão contribuir para re-significações do trabalho pedagógico na saída da EI e ingresso no EF, justificando a relevância social da presente pesquisa. Procurar dar voz às crianças, reconhecendo-as como agentes sociais participativos é o caminho para a compreensão dos fenômenos educacionais sob o seu ponto de vista e não apenas sob o do adulto, trazendo implicações educacionais incisivas sobre o ser e estar criança na escola.
Palavras-chave: Abordagem histórico-cultural; Ensino Fundamental de nove anos; Educação infantil; Transição escolar; Voz infantil.
ENSINO DE LÍNGUA À DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -
Jucielma Matias dos Santos Lima
Mestranda em Educação - UNIRIO
Profa. Dra. Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho (orientadora)
Resumo: o texto que apresentamos a este evento é fruto de estudo dissertativo que vimos elaborando dentro do Programa de Pós-Graduação / Mestrado em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. O estudo pretende averiguar como a teoria mediada na disciplina Língua Portuguesa na Educação 1, do Curso de Pedagogia à Distância para os anos iniciais do ensino fundamental da UNIRIO, chega às práticas de sala de aula. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em três categorias de análise que, de certo modo, constituem a pesquisa: (a) formação de professores a distância, (b) ensino de língua portuguesa e (c) prática pedagógica. Inicialmente, elaboramos uma breve contextualização da educação à distância no Brasil, como referencial para entendermos o surgimento dessa forma de ensino que permeia hoje a sociedade brasileira, principalmente em cursos de graduação – nosso foco. Em seguida, refletimos sobre a formação de professores no contexto da modalidade à distância, a partir de um quadro teórico apoiado em estudos de pesquisadores que sinalizam aspectos pertinentes a essa modalidade de ensino – Lapa & Pretto (2010) e Valle (2010). Sob um olhar mais aprofundado teoricamente, passamos a discutir o ensino de língua portuguesa nesse contexto de formação a distância, validando sua importância pedagógica para os futuros professores e, consequentemente, trazendo referenciais bibliográficos de autores que apontam questões relevantes a este ensino, no contexto educacional brasileiro – Bagno (1997, 1998, 1999, 2001, 2002), Geraldi (2002) e Possenti (1996). A terceira categoria proposta, que diz respeito às práticas pedagógicas, levou-nos a refletir – reflexões estas acompanhadas de dúvidas e incertezas – sobre como o trabalho desenvolvido na disciplina de LP1 chegava às aulas de língua portuguesa ministradas pelos egressos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para embasar nossa incerteza, buscamos compreender o processo da recontextualização didática, sob a perspectiva de Bersntein (1996) e também por meio de questionário e de observações das aulas práticas desses professores, em seus contextos escolares. A partir dos aspectos apresentados, acreditamos que o presente trabalho é de grande relevância, pois tem como finalidade analisar as práticas de professores que ministram a disciplina de Língua Portuguesa, avaliada pelas estatísticas educacionais existentes no país, com defasagens em habilidades como leitura e escrita, as quais os alunos deveriam possuir domínio.
Palavras-chave: Formação de Professores a distância, Ensino de Língua, Prática Pedagógica.
POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: SUBSÍDIO PARA APRIMORAMENTO METODOLÓGICO
Adriana Sampaio de Aguiar
Prof. Dr. Luiz Carlos de Faria
Prof. Dr. Fernando Silveira Franco
Apoio: UFSCar, CNPq e Projeto Agronomia/Pronera
Resumo: a Pedagogia da Alternância (origem na França – 1935) baseia-se na flexibilidade da matriz curricular para atender um público com dificuldades em freqüentar cursos regulares, como as comunidades rurais. Sua metodologia visa à valorização do tempo do educando fora do ambiente escolar (tempo comunidade), onde se coloca em prática a teoria aprendida num curto período de tempo em sala de aula (tempo escola). Esta proposta de educação rural tem como objetivo aliar às experiências já adquiridas, proveniente de muitas gerações, o conhecimento do senso comum, com o saber científico desenvolvido nas Instituições de ensino e pesquisa. O objetivo geral do projeto é avaliar a percepção dos docentes da UFSCar quanto à proposta da Pedagogia da Alternância. Ele baseia-se em estudo de caso envolvendo o Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia Sistema Rurais Sustentáveis (Agronomia/Pronera), atualmente desenvolvido pela UFSCar campus Sorocaba em conjunto com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e alguns movimentos sociais voltados às questões agrárias. Serão tratadas por esta pesquisa as seguintes questões: qual a visão dos docentes da UFSCar em relação à Pedagogia da Alternância? Esta Pedagogia é considerada um avanço em direção ao objetivo da Universidade de minimizar as diferenças sociais? A proposta do curso de Agronomia - Pronera está atingindo esse objetivo? É viável a transformação do projeto de Agronomia – Pronera em uma proposta de extensão, para agricultores familiares e pequenos agricultores da região do campus Sorocaba? A Pedagogia da Alternância pode ser considerada como uma Ação Afirmativa promovida de Universidade Federal de São Carlos? O levantamento de dados será baseado no Projeto Político Pedagógico do curso de Agronomia/Pronera, atualmente no quinto semestre. Os dados serão obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de conhecer as opiniões, dúvidas, sugestões e críticas dos docentes que já ministraram aulas no curso. Para uma maior abrangência da pesquisa também serão incluídos os docentes que não ministraram aulas, mas tem conhecimento de sua existência na Universidade.
Palavras-chave: agroecologia, educação rural, Pedagogia da Alternância, Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
O DIÁLOGO ENTRE A ATUAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA
Regina Carvalho Calvo de Faveri
Mestranda do PPGE da PUC-Campinas
Vera Lúcia de Carvalho Machado (orient.)
Professora do PPGE e da Faculdade de Educação da PUC-Campinas
Agência de fomento: CAPES
Resumo: esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar a concepção prevalente entre os educadores acerca da Escola de Tempo Integral (ETI) no contexto da política educacional que rege sua implementação. A literatura consultada aponta para a atuação docente como aspecto preponderante para o sucesso das propostas de ensino, sobretudo quando se tratam de reformas. A relevância deste trabalho justifica-se pelo fato de a ETI ser mencionada em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) como direito a uma educação de qualidade e de caráter democrático. Ademais, destaca-se o fato de a concepção dos educadores ser ponto recorrente na referida literatura, tanto por autores que defendem quanto pelos que criticam a implantação das ETI. Parte-se, portanto, dos seguintes questionamentos: De que maneira a concepção dos educadores repercute na implementação da ETI? A ampliação da jornada escolar exige uma formação diferenciada dos educadores? A metodologia adotada neste estudo baseia-se na pesquisa de campo, de natureza qualitativa, em duas ETI, de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de Campinas, São Paulo. Como procedimentos de coleta de dados serão utilizados registros em diário de campo; entrevistas semi-estruturadas; análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Proposta da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). As análises decorrentes terão como foco as questões previamente elaboradas. Espera-se identificar as concepções dos educadores acerca da ETI, compreendendo seus reflexos diante das políticas vigentes, contribuindo por meio da construção de conhecimentos sobre a temática e tomando-se como recorte o período de 2006 a 2010. Como referencial teórico tomar-se-ão os autores Paro, Cavaliere, Coelho, Chizzotti, Santos, Bogdan e Biklen entre outros, além dos documentos oficiais já citados.
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral; Concepção do educador; Políticas educacionais.
FÉLIX GUATTARI: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO
André Campos de Camargo
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Mestrando do programa de Filosofia e História da Educação
Resumo: esta pesquisa pretende problematizar o campo educacional a partir de alguns referenciais conceituais do filósofo francês Pierre-Félix Guattari. A discussão central em que os conceitos são trabalhados parte da questão do papel da educação na produção de subjetividade e como a lógica capitalista ganha, cada vez mais, espaço nesse meio. Embora Guattari, em sua obra, não tenha escrito diretamente sobre pedagogia ou educação, os problemas com os quais se preocupou nos oferecem subsídios importantes para pensarmos o campo educacional e sua relação atual com o capitalismo.
Palavras-chave: capitalismo, produção de subjetividade, educação.
A PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS SABERES INDÍGENAS
Emerson C. Oliveira - bolsista PET
Simeão P. Pini’awe - bolsista PET
Márcia R. P. Bracciali - co-orientadora
Maria Cristina C. Ferraz - orientadora
Universidade Federal de São Carlos
Grupo PET/Saberes Indígenas
Fonte financiadora: Ministério da Educação (MEC)
Resumo: o patrimônio cultural das comunidades indígenas, tradicionalmente transmitido de geração em geração através de histórias, rituais, músicas, danças e outras manifestações coletivas, é desconhecido por vários brasileiros. O valor desses saberes é muitas vezes menosprezado em relação aos saberes dos não-indígenas, apesar de alcançarem diversas áreas do conhecimento: biologia, ecologia, botânica, zoologia, técnicas de construção, saúde, pesca, agricultura, astronomia, matemática, gestão territorial, educação. Muitas informações sobre o modo de ser e de viver desses povos (informações que chegam à sociedade não-indígena) não são verdadeiras, retratando o indígena como um indivíduo preguiçoso ou bárbaro, ao invés de mostrarem seu grande valor, suas lutas para a manutenção de suas tradições e a grande sabedoria de seu povo. Esses foram alguns dos motivos que levaram professores da UFSCar a propor a construção de um grupo de aprendizagem formado por estudantes indígenas dos campi de Araras, São Carlos e Sorocaba: o Grupo PET/Saberes Indígenas. Em Sorocaba, esse grupo trabalha com atividades educativas que têm como objetivo: a) auxiliar os novos alunos indígenas a ingressarem no universo acadêmico; b) analisar a qualidade de fontes de informação bibliográfica e documental sobre cultura indígena; c) compreender os diferentes instrumentos legais que regulam a proteção e disseminação dos saberes indígenas; d) levar à comunidade UFSCar conhecimentos mínimos sobre cultura indígena e seus mecanismos de proteção. Os procedimentos metodológicos incluem a pesquisa bibliográfica e documental com fontes de livre acesso, o monitoramento informacional e a Análise de Domínio. Apesar de o grupo estar em seu primeiro ano de atividades, ele apresenta bons resultados, visíveis nas atividades de integração entre os diversos povos indígenas presentes na instituição e nas publicações dos trabalhos acadêmicos realizadas pelo grupo em congressos nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: saberes indígenas, cultura indígena, fontes de informação, conhecimento tradicional indígena.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DA ACADEBIO
Rosângela Alves Assunção
Cristiana Guimarães Simão
Ana Laura Tezolini Prado
UFSCar-Sorocaba
Resumo: o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente que tem como principal objetivo realizar a gestão das Unidades de Conservação Federais. A Academia Nacional da Biodiversidade/ACADEBio é um espaço de educação corporativa do ICMBio com o objetivo de desenvolver, formar e atualizar servidores. Buscando garantir o sucesso dos eventos de capacitação do Instituto, desenvolveu-se um processo próprio de avaliação dos serviços prestados e da qualidade dos eventos, entendendo que o ato de avaliar busca a qualidade e possibilita mudanças e transformações nas diversas dimensões da Instituição e de seus agentes/atores. Foram utilizados métodos de estudos bibliográficos e discussões entre os integrantes das equipes envolvidas. Este diálogo permitiu que o processo de avaliação fosse democrático, ético, ao mesmo tempo em que respeitou o princípio de transparência e credibilidade que devem estar presente em todo processo de avaliação. Resultou deste trabalho 04 diferentes instrumentos de avaliação de reação que são a) Formulário de Avaliação de Evento e Formulário de Avaliação de Disciplina/Instrutor; b) Diário de Avaliação, c) Fórum de avaliação e d) Painel de avaliação. Este processo está em fase de aperfeiçoamento e implantação e espera-se que esses instrumentos possam, efetivamente, fornecer dados essenciais para melhorias na Instituição e nos eventos.
Palavras-chave: avaliação, capacitação, educação e formulário.
ENEM E SEUS IMPACTOS NA DINÂMICA EDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA DE SOROCABA/SP
Julio Cesar Francisco
Lucas Soares Cobello
Vivian Faria Machuca
Geraldo Tadeu Souza
Resumo: este trabalho procurou verificar os impactos do ENEM na escola Estadual Francisco Camargo César (FCC). Os procedimentos metodológicos utilizados na coleta de dados foram: aplicação de questionário semi-aberto, com vistas a revelar discursos e expectativas dos estudantes em relação ao ENEM; observações in loco realizadas durante quatro horas semanais na comunidade escolar do FCC no período de nove meses para conhecer a dinâmica de funcionamento da escola e identificar as eventuais ações voltadas ao ENEM; análise documental no site do Ministério da Educação (MEC); revisão bibliográfica para identificar artigos científicos sobre o ENEM, educação e trabalho, que teve como referencial os textos de Dermeval Saviani, Acácia Kuenzer e de Sonia Aparecida Ignácio Silva. Foi possível perceber que há no discurso daqueles que responderam aos questionários a visão de que o ENEM é um modo de favorecer o acesso dos alunos ao ensino superior, com vistas à qualificação do indivíduo para o mercado de trabalho, em busca da ascensão social e, consequentemente, a referida melhoria da qualidade de vida. Contudo, o acesso ao ensino superior não é garantia para a referida melhoria, pois seria necessário também transformá-lo: romper com a fragmentação curricular que o caracteriza, por meio de um olhar transdisciplinar, compreendendo o trabalho pedagógico como uma unidade de conhecimentos, e cultivar, por meio da educação escolar, valores e normas de conduta que favoreçam a solidariedade e a justiça social.
NOSSOS SONS... NOSSA MÚSICA...
Jéssica Eveline Vaz de Almeida
Pablo Eduardo de Camargo
André Luiz Ferreira Carlos
Anie Elisa de Moraes
Daniel Cardoso Rodrigues
UFSCar-Sorocaba
Resumo: a diversidade musical hoje presente leva ao questionamento sobre o verdadeiro significado histórico-social da música, suas finalidades e origens. Para tentar dar uma resposta a essas questões foi desenvolvido nas aulas de Pesquisa e Prática Pedagógica, do curso de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba, um DVD que apresenta cinco estilos musicais mais difundidos no dia-a-dia; são eles: samba, erudito, MPB, RAP e rock n’roll. O material consiste em um DVD-vídeo, que em seu conteúdo possui menus com interlinks para os cinco grandes temas abordados. De cada tema foi apresentado a origem, a história, a chegada ao país – no caso de o estilo vir de fora -, curiosidades e clipes com músicas inteiras para que o aluno adquira um maior capital cultural referente a cada estilo musical. Os filmes e clips não são seqüenciais; assim, o educando pode ver cada um dos clipes individualmente e na sequência que quiser, dando a ele a liberdade de escolha. Ao desenvolver o projeto foi levando em consideração o momento histórico em que cada estilo nasceu, sua chegada ao Brasil, sua importância para, deste modo, demonstrar que a música é utilizada para muito além da diversão e da alegria. Ela tem sua importância demonstrada no processo histórico das lutas sociais, desde antes de os portugueses chegarem ao Brasil. O projeto tornou-se significativo porque, além de ser utilizado em aulas de musicalização, pode também ser uma referência em aulas de História, Língua Portuguesa, Filosofia, entre outras disciplinas, demonstrando que a música tem uma dimensão interdisciplinar muito evidente. Além disso, ao utilizar a música no ambiente escolar, ficou claro que ela pode ajudar no processo de aprendizagem, pois houve um ganho significativo na capacidade de concentração, raciocínio lógico e na construção textual, o que levou à conclusão de ser esse projeto uma ferramenta multifacetada para o ambiente escolar.
Palavras-Chave: música, educação, multimídia.
Palavras-chave: educação, ENEM, trabalho, qualificação profissional.
EDUCAÇÃO E EXPECTATIVAS DE JOVENS ACOLHIDOS PELA CASA NOVA VIDA DE SOROCABA - NOTAS PRÉVIAS PARA UMA PESQUISA
Daniel Marques Vilela
Aluno de Pedagogia (UFSCar-Sorocaba) e
Bacharel e licenciado em História (UNESP, Franca)
Resumo: o presente pôster objetiva fazer apontamentos bibliográficos e teóricos para uma pesquisa sobre as expectativas vinculadas à educação de jovens acolhidos pela Casa Nova Vida de Sorocaba. Esta entidade tutelar é ligada à organização beneficente religiosa Vale da Benção, por sua vez ligada à Igreja Presbiteriana Renovada, uma igreja pentecostal. Os jovens acolhidos, dos 14 aos 18 anos, são órfãos, oriundos de uma condição de extrema pobreza ou de uma situação de risco. Por meio desse estudo de caso é possível verificar se o estímulo à educação dada por uma instituição pentecostal a jovens tutelados favorece ou não o surgimento, nestes mesmos jovens, de expectativas que extrapolam a adequação ao mercado de trabalho. Esta pesquisa permite o levantamento de dados que orientarão as políticas públicas, a sociedade civil e as entidades tutelares no desenvolvimento – na formação dos jovens tutelados – da consciência crítica acerca das estruturas sociais. Pois, estes jovens, antes marginalizados e miseráveis, tiveram uma relação visceral e direta com e sob os males mais degradantes da sociedade capitalista. Pretende-se apontar elementos do processo histórico da formação do pentecostalismo; elementos de discussões teóricas sobre a relação educação-religião; e elementos de discussões teóricas acerca das expectativas vinculadas à educação – a partir de Max Weber, Ernst Bloch, Antônio Gramsci e Paulo Freire.
Palavras-chave: educação, pentecostalismo, jovens.
AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROJETO MUNDO DO SABER
Maria Dorothea Chagas Correa
UNISAL - Programa de Mestrado em Educação
Orientador: Prof. Dr. Renato Kraide Soffner
Resumo: tendo em vista o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na inclusão digital e no suporte pedagógico à educação formal, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Casa Branca, Estado de São Paulo, implantou em suas escolas municipais um espaço destinado à aplicação da Informática aos processos educativos. Desde o início de 2010 foram instalados laboratórios de Informática no Ensino Fundamental I, para que tais tecnologias sejam ferramentas complementares ao trabalho pedagógico do professor. Também, estabeleceu-se um convênio entre a prefeitura e o Projeto Mundo do Saber, criado e desenvolvido no LARCOM, Laboratório de Comunicações da FEE/Unicamp, que se constitui em ferramenta de suporte pedagógico que visa a melhorar os recursos didáticos para o professor, com o foco da aprendizagem centrada no aluno, através de jogos e módulos educacionais no formato de aulas digitais. Este projeto provê um ambiente de comunicação coletiva, voltado para os processos educativos, e possibilita aos alunos diferentes oportunidades de aprendizagem. Os professores das escolas municipais participam da construção dos módulos de acordo com os referenciais pedagógicos do município, diferenciando-os das aulas expositivas tradicionais, mas com a realidade e contexto dos alunos. Os jogos e os módulos são ambientes virtuais interativos, lúdicos, com objetivos específicos e acomodam todos os estilos de aprendizagem. Existem, atualmente, mais de 1.900 módulos prontos, 200 em desenvolvimento e seis jogos educacionais.
Palavras-Chave: Tecnologias da Informação e da Comunicação, inclusão digital; Projeto Mundo do Saber.
A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
Simeão P. Pini'awe (bolsista PET)
Emerson C. Oliveira (bolsista PET)
Márcia R. P. Bracciali (co-orientadora)
Maria Cristina C. Ferraz (orientadora)
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Fonte financiadora: CNPq, MEC
Resumo: em 2008 foi promulgada a Lei 11.645 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O texto da lei afirma que nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, tanto públicos como privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, resgatando as contribuições dos negros e povos indígenas nas áreas social, econômica e política de nosso país. Afirma também que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros devem ser ministrados em todo o currículo escolar, com destaque para as áreas de educação artística, literatura e história brasileiras. Porém, é sabido que trazer informações sobre cultura indígena para a sala de aula requer um grande preparo do professor, principalmente do professor não-indígena, além de livros e outros materiais didáticos adequados, que retratem a vida das diferentes comunidades indígenas do Brasil, suas lutas e suas conquistas, destruindo estereótipos e situando a vida desses povos no presente e não mais em 1500 como retratam ainda algumas fontes de informação. O presente trabalho de pesquisa (bibliográfica e documental com fontes de informação de livre acesso), que está em sua fase inicial, se preocupa em analisar diversas fontes de informação sobre cultura indígena, dando ênfase ao estudo de fontes de informação jornalística e material audiovisual. É norteado pelas seguintes questões de pesquisa: textos jornalísticos podem ser utilizados na educação escolar como fonte de informação sobre cultura indígena? Que tipo de material audiovisual pode ser utilizado como fonte de informação de qualidade, que retrate a vida e o modo de ser das comunidades indígenas? O primeiro jornal online escolhido como pré-teste para a verificação da adequação da metodologia de pesquisa foi o jornal Folha.com, um grande e conceituado veículo de comunicação do País. O período de busca considerado foi de 01/01/2010 a 30/06/2011, utilizando-se a palavra-chave “cultura indígena” entre aspas. Os resultados mostraram a recuperação de onze textos jornalísticos com a presença da palavra-chave escolhida, verificando-se a duplicidade de notícias em um caso (dois textos falando sobre o mesmo assunto). Em linhas gerais, excluindo-se os textos onde o termo “cultura indígena” apenas é citado sem retratar elementos da vida dessas comunidades, é possível promover grandes discussões em torno de vários temas, dentre eles: desenvolvimento sustentável, dimensões simbólicas da cultura indígena, terras indígenas, desinformação, internet e cultura indígena, dentre outros, pois tanto a presença de assuntos como a ausência de alguns temas no período estudado, podem gerar grandes discussões. A questão central do problema reside não só na qualidade do material jornalístico, mas remete à figura do professor que deve ter conhecimento suficiente para conduzir o debate em sala de aula. A pesquisa aponta para a importância de no Brasil ter professores indígenas, pois eles, como mediadores entre culturas, podem vir a ter um papel de destaque na formação de nossos jovens, levando a cultura e a sabedoria dos povos indígenas para as escolas públicas e privadas de nosso país.
Palavras-chave: cultura indígena, saberes indígenas, informação jornalística, mídia
A AUTONOMIA DO INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA
Soraia da Silva Pedroso Vieira
UNIMEP- Piracicaba
Maria Inês Bacellar Monteiro
Resumo: as crianças com deficiência intelectual possuem luz própria, mas muitas vezes estão tão fracas, que não conseguimos enxergar. Esta invisibilidade não pode ser naturalizada, não podemos ofuscar nossa visão. Neste sentido, este trabalho vem com o intuito de propor maior visibilidade a estes sujeitos no contexto escolar e social. Mas, como contribuir com o desenvolvimento destes sujeitos que não conseguem expor sua luminosidade, seu tom? Neste estudo, me proponho a pesquisar como o sujeito deficiente intelectual assume a condição de indivíduo autônomo. De que forma, as relações sociais contribuem para este desenvolvimento? O que presenciamos na escola hoje, é que as crianças com deficiência de certa forma são “abandonadas as suas próprias forças”, sendo assim, este trabalho visa a contribuir para que estes sujeitos possam ser vistos na sua especificidade e luz própria, agindo com certa autonomia. A perspectiva que orienta este estudo é a histórico-cultural, que destaca a constituição social do ser humano. Nessa perspectiva, a apropriação do conhecimento é vista como possibilitada pelo outro e, portanto, a autonomia só é conquistada a partir das relações sociais estabelecidas no grupo social. Esta mediação social é o que garante o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, por isso, são consideradas culturais e relações sociais internalizadas. A linguagem, o pensamento ou a aquisição do saber, vão se desenvolvendo historicamente. Dessa forma, percebe-se o quanto o ser humano é histórico e cultural, pois sua vida só adquire a humanidade a partir de todo este processo histórico acumulado, nas relações, nas experiências, nas práticas de produção e nas práticas sociais.
Palavras-chave: deficiente intelectual, autonomia, relações sociais.
TRANSGRESSÃO E EMANCIPAÇÃO: O LUGAR DAS NTIC NO CURRÍCULO DE “LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS” DO ESTADO DE SÃO PAULO
José Francisco de Souza Junior
Bolsa Mestrado do Estado de São Paulo
UNISO
Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (orient.)
Resumo: este trabalho tem o intuito de colaborar na ampliação das discussões a cerca do currículo de “Linguagem, Códigos e suas Tecnologias” do Estado de São Paulo no que tange a presença das tecnologias na concepção deste e também trazer novas perspectivas de complementação à sua proposta, tentando compreender como os conceitos de “tecnologia” são apropriados no cotidiano escolar, assim como também o lugar que as novas tecnologias da informação e comunicação ocupam na construção das competências leitoras e escritoras dos alunos. São abordados também alguns aspectos importantes no que concerne às “tecnologias” na educação escolar: a questão da apropriação, os usos que os alunos e professores fazem destas e como isto pode torna-se de certa forma uma “transgressão”, uma vez que, ao apropriar-se do objeto tecnológico, o aluno ou o professor o usa em função dos seus interesses pessoais, de acordo com seus valores, em seus próprios ritmos de vida. Observe-se que esta transgressão pode vir a tornar-se um espaço através do qual os alunos podem livremente expressar-se e tendo, desta forma, uma função emancipatória na construção da autonomia dos alunos.
Palavras-chave: NTIC; transgressão; emancipação; tecnologia; currículo
LETRAMENTO VISUAL POR MEIO DE BLOG: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO
Daniela Miranda Marques
Mestranda em Educação
Universidade de Sorocaba - UNISO
Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (or.)
Resumo: as imagens fazem parte do cotidiano colocando a linguagem visual em evidência. No contexto escolar, o Currículo do Estado de São Paulo utiliza gráficos como apoio ao ensino de todas as disciplinas, porém, ele é voltado exclusivamente para o material impresso tanto no desenvolvimento da habilidade de leitura quanto de escrita. Minha pesquisa de mestrado tem como objetivo geral promover o ensino da língua inglesa por meio do letramento visual. No presente trabalho apresento um recorte daquela pesquisa, cujo objetivo é analisar os conteúdos verbos-visuais postado nos blogs abertos e mantidos por alunos de uma 6ª série/7ºano. A intenção da pesquisa é discutir como as combinações verbo-visuais no meio digital podem gerar estratégias para o ensino de língua inglesa complementando o Currículo do Estado de São Paulo. As análises de imagens são baseadas na sócio-semiótica de Kress e Van Leeuwen (1996). Para esta pesquisa foram escolhidos aleatoriamente apenas três blogs de uma sala, representados pelos países da Jamaica, Nova Zelândia e Austrália. Esta é uma pesquisa em andamento, mas pode-se adiantar que a leitura e a produção de textos em inglês dos alunos estudados revelam a incipiente formação para a multimodalidade e que se faz necessário um trabalho escolar tanto para promover o letramento visual quanto para a prática de leitura crítica de textos verbo-visuais.
Palavras-chave: letramento visual, blog, língua inglesa.
Daniela Miranda Marques
Mestranda em Educação
Universidade de Sorocaba - UNISO
Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (or.)
Resumo: as imagens fazem parte do cotidiano colocando a linguagem visual em evidência. No contexto escolar, o Currículo do Estado de São Paulo utiliza gráficos como apoio ao ensino de todas as disciplinas, porém, ele é voltado exclusivamente para o material impresso tanto no desenvolvimento da habilidade de leitura quanto de escrita. Minha pesquisa de mestrado tem como objetivo geral promover o ensino da língua inglesa por meio do letramento visual. No presente trabalho apresento um recorte daquela pesquisa, cujo objetivo é analisar os conteúdos verbos-visuais postado nos blogs abertos e mantidos por alunos de uma 6ª série/7ºano. A intenção da pesquisa é discutir como as combinações verbo-visuais no meio digital podem gerar estratégias para o ensino de língua inglesa complementando o Currículo do Estado de São Paulo. As análises de imagens são baseadas na sócio-semiótica de Kress e Van Leeuwen (1996). Para esta pesquisa foram escolhidos aleatoriamente apenas três blogs de uma sala, representados pelos países da Jamaica, Nova Zelândia e Austrália. Esta é uma pesquisa em andamento, mas pode-se adiantar que a leitura e a produção de textos em inglês dos alunos estudados revelam a incipiente formação para a multimodalidade e que se faz necessário um trabalho escolar tanto para promover o letramento visual quanto para a prática de leitura crítica de textos verbo-visuais.
Palavras-chave: letramento visual, blog, língua inglesa.
1ª MOSTRA DE PROFISSÕES UNIBRASIL
Rodrigo Alves
UFSCar-Sorocaba
Resumo: no dia 27 de agosto de 2011 ocorreu no Clube de Campo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba a 1ª Mostra de Profissões Unibrasil, idealizada e coordenada por mim. O objetivo da Mostra era interagir os alunos da escola que gerencio com a realidade do conhecimento e do mercado de trabalho. Diferenciando das Feiras de Profissões tradicionais, a Mostra teve como principais características: 1-A visitação de alunos nas empresas acompanhados de professores para entender onde e como a referida se utiliza daquilo que eles estão aprendendo; 2- Durante seis meses, os alunos pesquisaram profissões relacionadas às áreas de aprendizado e desenvolveram apresentações para o público visitante do evento; 3- Dentro de sala de aula, os alunos debateram sobre a importância do conhecimento, sobre relacionamentos interpessoais nas empresas e direitos e deveres do trabalhador; 4- Os estandes da Mostra foram divididos entre empresas e alunos, faculdades e órgãos públicos também foram representados. A Mostra reuniu o aprendizado crítico e técnico com alunos a partir de 10 anos de idade, aproveitando o que cada um tinha de potencial a ser oferecido. O projeto respeita as limitações de cada educando e o ensino parte do princípio que cada um tem seu tempo e sua forma de aprender. As aulas são direcionadas e flexíveis respeitando a identidade individual dos alunos. Vários assuntos foram abordados na Mostra, destacando entre eles: Saúde (câncer de mama tem cura: você), Mídia Digital, Direito trabalhista, entre outros e contou com profissionais de diversas graduações e instituições, destacando doutores da PUC, mestres da Faculdade Anhanguera e empresários de diversos setores fazendo o papel de educadores. A Mostra conta com vídeos, fotos, listas de presenças e toda documentação necessária para comprovação do acontecimento. Professores também interagiram com a comunidade, socializando conhecimento para todos que visitaram o evento.
Palavras-chave: Mostra de Profissões, educação profissional, interatividade.
O CONCEITO DE FUNÇÃO: UM PERCURSO HISTÓRICO VIA FILOSOFIA DA MATEMÁTICA
Lucas Soares Cobello
UFSCar-Sorocaba
Resumo: os livros de História da Matemática relatam os avanços e retrocessos do conhecimento desta ciência, na maioria das vezes, retratando a ordem cronológica dos fatos via contribuição isolada de cada cientista. Considerando que o conhecimento é uma atividade essencialmente humana, propomos um estudo em caráter de iniciação científica, que visa a responder a seguinte questão: como o pensamento filosófico influenciou ou não na construção do pensamento funcional? A opção pelo conceito de função se fez pela importância no desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral. Nosso objetivo é verificar como o conceito de função foi sendo alterado no decorrer dos séculos, tomando como marco inicial as contribuições matemáticas de Descartes (1596-1650). O término deste percurso histórico dar-se-á com Dirichlet (1805-1859) que contribuiu significativamente para a formalização do conceito de função, por meio do uso de pares ordenados. As alterações em questão serão analisadas de acordo com as correntes filosóficas vigentes em cada período histórico, em especial, aquelas voltadas ao pensamento matemático. Com este levantamento pretende-se obter como que um dos conceitos mais importantes da Matemática se desenvolveu e mostrar que idéias matemáticas estão sujeitas a mudanças constantes através de processos diferentes. O delineamento metodológico desta investigação de caráter qualitativo segue a modalidade bibliográfica por envolver o estudo e análise de documentos reconhecidamente do domínio científico, no caso, livros e artigos científicos. A leitura do material bibliográfico permitiu-nos observar uma lacuna de produção e difusão da Matemática ocidental, pós René Descartes. Uma hipótese que estamos avaliando é questionamento quanto ao quinto postulado de Euclides admitir ou uma demonstração. Neste sentido, é necessário averiguar se houve um “adormecimento” do conceito de função na Idade Moderna, em prol do desenvolvimento das geometrias não-euclidianas, por exemplo.
Palavras-chave: Filosofia da Matemática, função, História da Matemática.
GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS EDUCACIONAIS DE 1998 A 2010
Lauro Vinicius Lima Chirotto
Profª Dr.ª Jussara C. B. Tortella (orientadora)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Resumo: a gestão participativa e democrática vem ganhando destaque nas pesquisas científicas brasileiras nos últimos anos. A estrutura da educação brasileira vem sofrendo diversas modificações, influenciadas por questões políticas, sociais e econômicas, despertando o interesse por novas ideias e modelos de gestão. As mudanças legislativas, contidas tanto na Constituição Federal em 1988 como na LDB de 1996, e mais o crescimento econômico da última década, trazem novos paradigmas, consequentemente, novas propostas para a gestão da escola. O desenvolvimento deste estudo baseia-se em considerações Wittmann (2001), Luck (2006), Valerien (2000) e Vianna (2003), dentre outros. A partir da análise do trabalho desenvolvido pela Anpae, denominado “Políticas e Gestão da Educação no Brasil no período de 1991 a 1997”, encontramos categorias e dados interessantes sobre as relações e perspectivas entre os fatores internos e externos que permeiam as políticas e gestão da educação, e nos interessamos pela categoria denominada: Democratização da Gestão e Autonomia. Os dados evidenciados nesse documento conduzem a novas questões, que se traduz na problemática de nossa pesquisa: “Como tem se configurado o tema ‘gestão democrática e participativa’ em teses e dissertações nacionais de educação entre 1998 e 2010?” A partir da perspectiva dos trabalhos “estado do conhecimento”, realizaremos um levantamento bibliográfico, analítico e crítico em teses e dissertações entre 1998 e 2010, considerando os resumos. O banco de dados utilizado para a seleção das pesquisas será o da Capes, com a palavra chave: gestão da escola. Os critérios de análise estarão pautados no trabalho realizado pela Anpae citado anteriormente. Partindo do pressuposto que a gestão educacional brasileira está em um avançado momento de transformações estruturais, esta pesquisa pretende contribuir com a investigação de como estão se consolidando as novas gestões, em particular a gestão participativa e democrática.
Palavras-chave: gestão escolar, gestão democrática, gestão participativa
“RECIBRINCAR”: A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA
Elifaz Candido
Gabriela Dias Machado
Heloisa Siqueira Garcia
Natalia dos Santos Anunciato
Paulo Bruno Pistili Rodrigues
UFSCar-Sorocaba
Resumo: a temática sustentabilidade e sua importância em nossas vidas devido à situação do planeta levam ao questionamento sobre o que pode ser feito para amenizar impactos ambientais. Como uma alternativa de resposta para essa situação, foi desenvolvido, na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica, do curso de Pedagogia da UFSCar - Campus Sorocaba, um livro chamado "Recibrincar" que apresenta um conteúdo voltado para crianças de até 10 anos, por meio do qual se busca criar a consciência de sustentabilidade desde a infância, através de história ilustrada, poema e atividades voltadas para atitudes que podem ser tomadas no ambiente escolar e também em casa. A história se passa no ambiente escolar, mostrando atitudes que podem prejudicar a natureza, atitudes que estão presentes no dia-a-dia dessas crianças, entretanto existem atitudes positivas como formas de combater danos ambientais. Há no livro as seguintes seções: “Passatempos” - cruzadinha, caça palavras e enigma; “Como se faz” - páginas direcionadas a explicar como são feitas algumas coisas como o papel. “Você sabia” - página direcionada a informar sobre o tempo que determinados produtos levam para se decomporem na natureza; “Faça você mesmo” - páginas direcionadas para a estimulação da criação com produtos recicláveis. O projeto tornou-se significativo, pois pode ser utilizado em auxílio a aulas de Ciências, projetos desenvolvidos com temática sustentabilidade e reciclagem, e também em ambientes de educação informal. Portanto, a conclusão do projeto é que ele se torne uma ferramenta no auxílio na educação ambiental e na conscientização de educandos.
Palavras chave: reciclagem, sustentabilidade, educação ambiental.
“BRINCANDO COM AS LETRAS”
Clarissa Fernandes
Danielle Urban
Gabriela Reschetin
Eduardo Benitez Pelizer
Janaina Bueno
Rebeca Cherri
UFSCar-Sorocaba
Resumo: o projeto “Brincando com as Letras” consistem em um jogo de tabuleiro cooperativo e lúdico. Com a utilização de letras móveis, destinado a crianças em processo de alfabetização e letramento. Valendo-se da ideia de aprender a conviver com outras crianças através de brincadeira, o jogo apresenta resolução de desafios com composições de letras, uso do desenho como recurso lúdico, brincadeiras de mímicas, etc. Propõe atividades de letramento em situações de aprendizagem construídas de forma a proporcionar momentos de diversão e alegria em um processo de cognição tão importante como a alfabetização.
Palavras-chave: educação, jogo cooperativo, lúdico.
SEXUALIDADE E ABUSO DE DROGAS ENTRE JOVENS EM SITUAÇÃO DE RUA DE SOROCABA
Daniele C. R. Silva
(Bolsista de IC - danielecrisrs@hotmail.com)
Garcia, Marcos R. V. Garcia (Orientador)
UFSCar-Sorocaba
Resumo: a pesquisa, em andamento, tem como objetivo geral entender as trajetórias de vida de jovens adultos em situação de rua de Sorocaba-SP, incluindo os aspectos sócio-econômicos (escolaridade, histórico profissional, constituição familiar, etc.) e os relacionados à sexualidade e ao uso de álcool e outras drogas. A população abordada no estudo foi a de adultos jovens com idade entre 18 e 28 anos, por intermédio de uma instituição que utiliza como estratégia a redução de danos e o tratamento comunitário. Como estratégias de pesquisa foram utilizadas metodologias que possibilitaram o estabelecimento de um diálogo efetivo com a população estudada, maximizando o contexto relacional e interativo na obtenção dos dados. Foi realizada observação participante, com registros em diários de campo. Uma vez estabelecida uma relação de maior proximidade com os jovens em situação de rua, foi utilizado, como um recurso mais formal, a técnica de entrevista semi-estruturada sobre a trajetória de vida, com 5 sujeitos até o presente momento, que foram posteriormente gravadas e transcritas. A partir das experiências vivenciadas, tanto pela observação participante como pelas entrevistas já realizadas, é possível tecer algumas considerações relevantes como a precoce dependência com drogas (lícitas e ilícitas), a saída precoce da escola, o desemprego ou trabalho precário, os vínculos fragilizados com a família de origem, a violência vivida na situação de rua (principalmente pela repressão policial e pela política higienista da cidade em relação a este segmento). A pesquisa prossegue buscando avaliar a possibilidade de se entender a articulação das trajetórias de vida nômade desenvolvidas por estes sujeitos como possibilidades de resistência frente a imperativos normativos de diversas ordens (higiene, sexualidade, escolarização, etc.), mas ao mesmo tem como fator de vulnerabilização frente a diversos tipos de violência.
Palavras-chave: educação, drogas, juventude, sexualidade, vulnerabilidade
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